sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

.Sífilis.


A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada por um agente infeccioso chamado treponema pallidum. Qualquer forma de contacto sexual (oral, vaginal ou anal) pode transmitir a doença. O treponema é também capaz de atravessar a pele que tem lesões, sendo esta outra forma de adquirir sífilis.

  • Sintomas
    Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. Até esta altura a doença é muito contagiosa, mas curável.
  • Formas de contágio
    Quase exclusivamente por contacto sexual. Um simples beijo em qualquer zona que tenha uma pequena ferida, é arriscado. Não há contágio através dos sanitários, toalhas e outros objectos.
  • Prevenção
    Como para as outras doenças de transmissão sexual a prevenção da sífilis tem por base a adopção de comportamentos sexuais seguros, privilegiando os relacionamentos estáveis e utilizando métodos de barreira, como o preservativo.

1 comentário:

mariana eugenia disse...

obgada essa pesquisa me ajudo muito vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!