quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

.Hepatite B.


A Hepatite B é uma doença infecciosa frequentemente crónica causada pelo vírus da Hepatite B (HBV). É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado, sendo o sangue o principal meio de transmissão e depois a saliva. Se não for tratada, pode provocar a morte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfectantes, sendo mais resistente que o vírus HIV, e podendo resistir a pH baixo - ácido. É capaz de sobreviver no ambiente por uma semana.



  • Sintomas
    A princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas, vómitos, diarreias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia ( pele e conjuntiva dos olhos amarelada), alteração da cor das fezes e da urina. Pode tambem ser assintomática, isto é, não apresentar sintomas
  • Formas de contágio
    Transmissão ao feto pela mãe, através do sémen e secreções vaginais (relações sexuais), suor, lágrimas e saliva. São ainda frequentes casos de transmissão por agulhas de tatuagem, piercings ou acupunctura em estabelecimentos não licenciados.
  • Dados Chocantes
    Cerca de 5% da população mundial terá a doença ou será portadora assintomática (sem apresentar sintomas).
    Há um milhão de mortes por carcinoma hepatocelular por ano, e 80% dos casos estarão associados ao vírus.
  • Prevenção
    Há vacina para este vírus, podendo assim ser prevenida. Também, visto ser uma doença sexualmente transmissivel, é necessário escolher os parceiros sexuais, utilizar preservativo masculino. Como a transmissão também se pode dar por agulhas infectadas, tem que se ter cuidado para tudo estar bem esterelizado!

Sem comentários: