Uma infecção das vias genitais provocada por bactérias, designadas genericamente por gonococos. Pode afectar o colo do útero da mulher e também a uretra do homem, podendo expandir-se para a região anal. A gonorreia não tratada pode conduzir à esterelidade em ambos os sexos.
- Sintomas
Aparece um ardor e um pus acinzentado ou esverdeado, através do pénis ou da vagina, entre 15 a 30 dias após o contágio. Também se pode sentir dor ao urinar. No homem, ocorre inicialmente uma uretrite aguda, purulenta, que se pode estender pelos vários órgãos do aparelho reprodutor, como próstata, vesículas seminais e testículo.Na mulher, surge vulgarmente uma cervicite, acompanhada de dor abdominal e hemorragias, podendo a infecção espalhar-se para as trompas, ovários e cavidade peritoneal, desencadeando uma doença inflamatória pélvica (10 a 20% dos casos), passível de originar infertilidade por obstrução das trompas. - Formas de contágio
Contacto sexual directo, e durante o parto. - Prevenção
Como para as outras doenças de transmissão sexual a prevenção da gonorreia tem por base a adopção de comportamentos sexuais seguros, privilegiando os relacionamentos estáveis e utilizando métodos de barreira, como o preservativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário