quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

.SIDA.



A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro. A SIDA ainda não tem cura, sendo mesmo mortal.


  • Sintomas
    Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Este vírus "destrói" o nosso sistema imunitário, deixando-nos indefesos e expostos a outros vírus , infecções e bactérias - as denominadas donças "opurtunistas".
  • Prevenção
    Este virus, visto ser transmitido sexualmente, pode ser evitado se se tiver relações sexuais com preservativo. Manter relações sexuais com muitos parceiros é, considerado, um risco.
  • Formas de Contágio


















Objectos cortantes Partilha de escovas de dentes








De mãe para o filho

Sexo sem preservativo (heterosexual e homossexual)



  • Formas de NÃO contágio




Piscinas, banhos, praia, partilhar casas-de-banho... Beijos, contacto social e brincar









Partilha de talheres, copos e pratos







Sexo seguro

Sem comentários: