quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

.Curiosidades III..


"Use Sempre Preservativo!
Proteja-se das IST!
Veja com quantas pessoas já 'foi para a cama' sem saber.
Faça as contas ao total de parceiros(as) sexuais que ja teve. Por ex. 4
4
Se cada um(a) dos(as) seus(suas) quatro parceiros(as) tiver tido relações com quatro pessoas, o total de parceiros ascende a 16. Os seus contactos sexuais passam a ser :4+16=20
20
Se cada uma dessas 16 pessoas tiver tido relações com outras quarto, esse número sobe para 64. Os seus contactos sexuais já passam para:20+64=84
84
Se essas 64 pessoas tiverem tido, cada um, 4 parceiros, já estará perante um total de 256 parceiros .
256
No total, os seus contactos sexuais: 84+256=
  • 340

.Curiosidades.

.Curiosidades II.

.SIDA.



A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro. A SIDA ainda não tem cura, sendo mesmo mortal.


  • Sintomas
    Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Este vírus "destrói" o nosso sistema imunitário, deixando-nos indefesos e expostos a outros vírus , infecções e bactérias - as denominadas donças "opurtunistas".
  • Prevenção
    Este virus, visto ser transmitido sexualmente, pode ser evitado se se tiver relações sexuais com preservativo. Manter relações sexuais com muitos parceiros é, considerado, um risco.
  • Formas de Contágio


















Objectos cortantes Partilha de escovas de dentes








De mãe para o filho

Sexo sem preservativo (heterosexual e homossexual)



  • Formas de NÃO contágio




Piscinas, banhos, praia, partilhar casas-de-banho... Beijos, contacto social e brincar









Partilha de talheres, copos e pratos







Sexo seguro

.Candidíase.


Doença causada pelos fungos Candida albicans, que se desenvolvem num local quente e húmido da vagina.
  • Sintomas
    No homem verifica-se uma inflamação acompanhada de pontinhos vermelhos no pénis e ardor. A mulher sofre de inflamação e irritação nos lábios da vulva, acompanhado de um fluxo espesso e esbranquiçado. Pode haver complicações, como é o caso da ureterite.
  • Formas de contágio
    Relações sexuais, ou proliferação do fungo
  • Prevenção
    Abstinência sexual logo após o aparecimento da infecção e durante o tratamento. Algumas doenças, como a diabetes ou o hipotiroidismo, favorecem o aparecimento de candidíase, assim como a gravidez, irrigações vaginais e os tratamentos com cortisona e anti-alérgicos.

.Herpes Genitais.

Afectam os órgãos genitais e as zonas envolventes. É uma doença que não tem cura e é causada pelo vírus Herpes Simplex. Apenas existem medicamentos que aliviam as dores.

  • Sintomas
    O herpes caracteriza-se por vesículas, em forma de cacho, que aparecem 4 - 5 dias após o contágio, que acabam por rebentar e deixar a carne a descoberto. São acompanhadas por um ardor intenso - são sintomas "pêndulo", isto é, "vão e vêm".
  • Formas de contágio
    Transmite-se por contacto sexual
  • Prevenção
    Abstenção de relações sexuais enquanto durarem os sintomas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

.Hepatite B.


A Hepatite B é uma doença infecciosa frequentemente crónica causada pelo vírus da Hepatite B (HBV). É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado, sendo o sangue o principal meio de transmissão e depois a saliva. Se não for tratada, pode provocar a morte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfectantes, sendo mais resistente que o vírus HIV, e podendo resistir a pH baixo - ácido. É capaz de sobreviver no ambiente por uma semana.



  • Sintomas
    A princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas, vómitos, diarreias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia ( pele e conjuntiva dos olhos amarelada), alteração da cor das fezes e da urina. Pode tambem ser assintomática, isto é, não apresentar sintomas
  • Formas de contágio
    Transmissão ao feto pela mãe, através do sémen e secreções vaginais (relações sexuais), suor, lágrimas e saliva. São ainda frequentes casos de transmissão por agulhas de tatuagem, piercings ou acupunctura em estabelecimentos não licenciados.
  • Dados Chocantes
    Cerca de 5% da população mundial terá a doença ou será portadora assintomática (sem apresentar sintomas).
    Há um milhão de mortes por carcinoma hepatocelular por ano, e 80% dos casos estarão associados ao vírus.
  • Prevenção
    Há vacina para este vírus, podendo assim ser prevenida. Também, visto ser uma doença sexualmente transmissivel, é necessário escolher os parceiros sexuais, utilizar preservativo masculino. Como a transmissão também se pode dar por agulhas infectadas, tem que se ter cuidado para tudo estar bem esterelizado!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

.Curiosidades II.



Todos os anos realizam-se, no mundo, 35 a 53 milhões de abortos, dos quais 15 a 22 milhões são clandestinos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

.Gonorreia.


Uma infecção das vias genitais provocada por bactérias, designadas genericamente por gonococos. Pode afectar o colo do útero da mulher e também a uretra do homem, podendo expandir-se para a região anal. A gonorreia não tratada pode conduzir à esterelidade em ambos os sexos.

  • Sintomas
    Aparece um ardor e um pus acinzentado ou esverdeado, através do pénis ou da vagina, entre 15 a 30 dias após o contágio. Também se pode sentir dor ao urinar. No homem, ocorre inicialmente uma uretrite aguda, purulenta, que se pode estender pelos vários órgãos do aparelho reprodutor, como próstata, vesículas seminais e testículo.Na mulher, surge vulgarmente uma cervicite, acompanhada de dor abdominal e hemorragias, podendo a infecção espalhar-se para as trompas, ovários e cavidade peritoneal, desencadeando uma doença inflamatória pélvica (10 a 20% dos casos), passível de originar infertilidade por obstrução das trompas.
  • Formas de contágio
    Contacto sexual directo, e durante o parto.
  • Prevenção
    Como para as outras doenças de transmissão sexual a prevenção da gonorreia tem por base a adopção de comportamentos sexuais seguros, privilegiando os relacionamentos estáveis e utilizando métodos de barreira, como o preservativo.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

.Sífilis.


A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada por um agente infeccioso chamado treponema pallidum. Qualquer forma de contacto sexual (oral, vaginal ou anal) pode transmitir a doença. O treponema é também capaz de atravessar a pele que tem lesões, sendo esta outra forma de adquirir sífilis.

  • Sintomas
    Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. Até esta altura a doença é muito contagiosa, mas curável.
  • Formas de contágio
    Quase exclusivamente por contacto sexual. Um simples beijo em qualquer zona que tenha uma pequena ferida, é arriscado. Não há contágio através dos sanitários, toalhas e outros objectos.
  • Prevenção
    Como para as outras doenças de transmissão sexual a prevenção da sífilis tem por base a adopção de comportamentos sexuais seguros, privilegiando os relacionamentos estáveis e utilizando métodos de barreira, como o preservativo.

IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis



Existem várias doenças/infecções que se podem transmitir com a troca de fluídos sexuais - portanto, sexualmente transmissíveis.


  • As doenças sexualmente transmissíveis são doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus e que se transmitem por contacto sexual íntimo, quando um dos parceiros se encontra infectado. Existem várias destas doenças, também conhecidas por doenças venéreas, sendo de salientar a :