sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

.Sexualidade e Adolescência.


A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, predisposições ou experiências sexuais na experimentação e descoberta da sua identidade e actividade sexual.

A sexualidade começa no dia de nascimento e termina no dia de morte, no entanto, é na adolescência (Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida), que normalmente se tem o primeiro contacto com o acto sexual. É um período de grande crescimento e transformações, onde tudo é vivido intensamente.

Em cada período da nossa vida, a sexualidade manifesta-se de formas diferentes, portanto a sexualidade de uma criança é completamente diferente da sexualidade de um jovem ou adulto.

A sexualidade é algo normal, inerente a cada ser humano – logo deve ser encarado com naturalidade, e acima de tudo não deve ser encarado como tabu, ou com preconceito.
Portanto, todos nós deveremos ter informação sobre sexo e tudo o que com ele se relaciona. Ainda mais para nós, jovens!



[Se tiveres dúvidas especificas não hesites em colocá-las no blog, ou a dirigires-te ao Gabinete de Apoio no Âmbito da Sexualidade - é completamente anónimo - ou mesmo a enviares a dúvida por mail - gasebso@gmail.com]


2 comentários:

Bruno Mendeson disse...

Olá a todos da equipe do blog. Estes artigos são muito interessantes e esclarecedores em dúvidas para os jovens de hoje em dia. Parabéns pelo blog.

Felipe Evaristo disse...

O meu nome é felipe !
eu adorei o blog ate peguei uma das fotos que estava no seu blog!

Espero que não se importe !

eu peguei Pra por no meu poema sobre Adolescência!

adoraria Uma vizita de vcs no meu blog!