segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

.Compreensão traz Maturidade.



A formação de identidade do jovem adolescente determina o momento oportuno para o indivíduo enfrentar o desafio da intimidade, ou uma maior abertura e partilha no relacionamento com os outros.
É na escola, no grupo de amigos que estes jovens se sentem bem. É aqui que se desenvolve e consolida o conjunto de atitudes e valores face à sexualidade, ao amor, ao papel masculino e feminino, às normas de relacionamento entre os sexos.
Está consolidada, também, a orientação do desejo, ficando cada vez mais nítida a consciência sobre a orientação do desejo sexual, seja hetero, homo ou bissexual.
De acordo com alguns autores, a sexualidade na adolescência manifesta-se, fundamentalmente, através de sonhos sexuais, desejos, excitações e fantasias sexuais, masturbação, relações sexuais com ou sem penetração.



Compreensão Traz Maturidade


A falta de compreensão de como a sexualidade e o sexo devem ser encarados traz inúmeros riscos - orgânicos e psicológicos. "A gravidez indesejada, as DSTs, a insatisfação pessoal, o arrependimento, as disfunções sexuais tardias e as dificuldades no relacionamento são alguns desses riscos", diz o ginecologista Dr. Goodson. Minimizar esses riscos será sempre uma responsabilidade de cada indivíduo, que deve buscar a orientação adequada, por meio de profissionais de saúde, professores de orientação sexual, livros especializados e a própria compreensão. "Entender a si mesmo será sempre algo significativo para adquirir a maturidade necessária para a vida", lembra.







Sem comentários: