sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

.Curiosidades.

[Cada semana iremos colocar curiosidades sobre o tema - se tiveres alguma que queiras partilhar, podes colocá-la].








Atracção Sexual -


A atracção sexual que sentimos pelas pessoas é um grande mistério. Seja qual for o teu aspecto externo, encontrarás sempre alguém que gostará do teu sorriso, dos teus olhos, da tua forma de andar ou de outra coisa que nem imaginas.

.Curiosidades II.

Curiosidades III.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

.Compreensão traz Maturidade.



A formação de identidade do jovem adolescente determina o momento oportuno para o indivíduo enfrentar o desafio da intimidade, ou uma maior abertura e partilha no relacionamento com os outros.
É na escola, no grupo de amigos que estes jovens se sentem bem. É aqui que se desenvolve e consolida o conjunto de atitudes e valores face à sexualidade, ao amor, ao papel masculino e feminino, às normas de relacionamento entre os sexos.
Está consolidada, também, a orientação do desejo, ficando cada vez mais nítida a consciência sobre a orientação do desejo sexual, seja hetero, homo ou bissexual.
De acordo com alguns autores, a sexualidade na adolescência manifesta-se, fundamentalmente, através de sonhos sexuais, desejos, excitações e fantasias sexuais, masturbação, relações sexuais com ou sem penetração.



Compreensão Traz Maturidade


A falta de compreensão de como a sexualidade e o sexo devem ser encarados traz inúmeros riscos - orgânicos e psicológicos. "A gravidez indesejada, as DSTs, a insatisfação pessoal, o arrependimento, as disfunções sexuais tardias e as dificuldades no relacionamento são alguns desses riscos", diz o ginecologista Dr. Goodson. Minimizar esses riscos será sempre uma responsabilidade de cada indivíduo, que deve buscar a orientação adequada, por meio de profissionais de saúde, professores de orientação sexual, livros especializados e a própria compreensão. "Entender a si mesmo será sempre algo significativo para adquirir a maturidade necessária para a vida", lembra.







sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

.Sexualidade e Adolescência.


A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, predisposições ou experiências sexuais na experimentação e descoberta da sua identidade e actividade sexual.

A sexualidade começa no dia de nascimento e termina no dia de morte, no entanto, é na adolescência (Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida), que normalmente se tem o primeiro contacto com o acto sexual. É um período de grande crescimento e transformações, onde tudo é vivido intensamente.

Em cada período da nossa vida, a sexualidade manifesta-se de formas diferentes, portanto a sexualidade de uma criança é completamente diferente da sexualidade de um jovem ou adulto.

A sexualidade é algo normal, inerente a cada ser humano – logo deve ser encarado com naturalidade, e acima de tudo não deve ser encarado como tabu, ou com preconceito.
Portanto, todos nós deveremos ter informação sobre sexo e tudo o que com ele se relaciona. Ainda mais para nós, jovens!



[Se tiveres dúvidas especificas não hesites em colocá-las no blog, ou a dirigires-te ao Gabinete de Apoio no Âmbito da Sexualidade - é completamente anónimo - ou mesmo a enviares a dúvida por mail - gasebso@gmail.com]